18.6.09

IVECO vai fornecer mais de mil ônibus para programa de transporte escolar

Da Redação [19.2.09]

A IVECO foi uma das vencedoras da licitação para fornecimento de ônibus ao Caminho da Escola, programa do governo federal para transporte escolar em zonas rurais. Pelo acordo, a montadora vai fornecer 1.110 ônibus CityClass na versão escolar, num negócio da ordem de R$ 140 milhões.

Fornecimento - De acordo com a montadora, o CityClass atendeu especificações exclusivas impostas pelo governo federal, próprias para o transporte de estudantes, e revelou condições técnicas totalmente adequadas às necessidades de tráfego da zona rural brasileira. O faturamento dos veículos será efetivado diretamente pela IVECO às prefeituras, com a entrega por meio de sua rede de concessionárias de todo o país.

O responsável por vendas a governo da IVECO, Davi Mondin, informa que a montadora terá prazo médio de 110 dias - a partir da data da ordem de fornecimento - para entrega dos veículos às prefeituras que aderirem ao programa. "O pedido de compra por parte das prefeituras poderá ser efetuado em até 12 meses, pelo fato da licitação ter sido executada na modalidade registro de preços, com validade para um ano", explica.

Com capacidade para 27 passageiros* e implementado com carrocerias Neobus, o CityClass é produzido no Complexo Industrial da IVECO em Sete Lagoas (MG). Em janeiro, a montadora assinou contrato com o governo do Paraná para o fornecimento dos primeiros 470 ônibus do mesmo modelo para o programa de transporte escolar em áreas rurais daquele Estado, como parte de um lote total de 953 unidades previsto na licitação vencida pela empresa em novembro de 2008.

* Em 2010, transporta 29 passageiros.

Programa - Na semana passada, o FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, do Ministério da Educação, encerrou o pregão eletrônico de registro de preços para a compra de veículos escolares. Os ônibus serão utilizados por Estados e municípios no programa Caminho da Escola e custarão R$ 123 mil cada.

No programa, voltado às zonas rurais e criado para renovar e padronizar o transporte escolar no país, os Estados e municípios recebem auxílio para a compra dos veículos por meio de uma linha de financiamento no BNDES.

Fonte: Canal do Transporte, ANCIVE - Associação Nacional de Concessionários IVECO, Agência Brasil