9.4.23

Governo do RN entrega mais 21 ônibus escolares para a rede estadual de ensino

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte entregou, em 17 de fevereiro de 2023, mais 21 ônibus escolares para compor a frota da rede estadual de ensino. Essa leva faz parte da aquisição de 86 novos ônibus escolares realizada pelo Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC-RN).

Os 21 ônibus escolares entregues se somam aos outros 56 veículos já entregues em novembro de 2022. Outros 9 veículos restantes estão em fase de emplacamento.

Os 86 veículos representam um investimento de R$ 29,4 milhões e beneficiarão, diariamente, mais de 57 mil estudantes. Somente a entrega dos últimos 21 ônibus escolares representam R$ 7,1 milhões de reais dos investimentos.

Da totalidade dos veículos, 46 ônibus foram adquiridos com recursos do Tesouro Estadual, totalizando R$ 16 milhões, dentro do planejamento estabelecido pelo Programa Nova Escola Potiguar (PNEP). Os outros 40 são oriundos de emendas parlamentares, correspondente a R$ 13,1 milhões, fruto da interlocução com a bancada federal.

A importância desses ônibus para os municípios se dá especialmente pela oportunidade de chegar à escola aos alunos que vivem distantes de suas instituições de ensino, em áreas de difícil acesso, como as zonas rurais, e aos alunos com dificuldades de locomoção, já que os veículos são adaptados para alunos com locomoção reduzida. Os ônibus atendem a todos os critérios de segurança e qualidade estabelecidos pelos órgãos de controle.

Os municípios contemplados foram Natal, Baraúna, Brejinho, Caiçara do Rio dos Ventos, Currais Novos, Extremoz, Olho D’água do Borges e Tabuleiro Grande, Afonso Bezerra, Caraúbas, Japi, Janduís, José da Penha, Lagoa D'anta, Ouro Branco, Passagem, Pedra Preta, Rodolfo Fernandes, São João do Sabugi, Sitio Novo e Upanema.

Dois modelos compõem a frota: os veículos ORE 1 Micro, com capacidade para transporte de 16 estudantes, e o ORE 3 Grande, comportando 59 estudantes sentados.

Fonte da matéria: SEEC/RN (ASSECOM/RN)  23.02.2023

Crédito da foto: Vivi Nobre