30.12.16

MEC repassa R$ 900 milhões para transporte escolar, obras e equipamentos em todo o país

O Ministério da Educação liberou, em 29/12/2016, R$ 900 milhões para municípios, estados e Distrito Federal, repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Os repasses são direcionados à execução do Plano de Ações Articuladas (PAR) e preveem aquisição de ônibus do programa Caminho da Escola, bem como pagamento de obras, compra de equipamentos escolares e brinquedos.

Os estados e municípios contemplados devem aplicar os recursos conforme diagnóstico realizado previamente e projeto apresentado ao FNDE.

O programa Caminho da Escola tem por objetivo renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão, ao ampliar, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados em instituições das redes estaduais e municipais localizadas em áreas rurais.

As obras compreendem creches do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), escolas, quadras poliesportivas e cobertura de quadras. Os equipamentos escolares abrangem itens como fogões, ar condicionado, mobiliário escolar e outros.

Leia a notícia na integra por meio deste link

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação

1.5.16

GranClass 150S21: a nova solução em transporte escolar

O GranClass 150S21 é a continuidade da expansão da IVECO BUS para o mercado de transporte escolar. Com capacidade para até 48 alunos, incluindo acessibilidade para deficientes, ele oferece equipamentos como elevadores para acesso, uma cadeira de rodas, porta larga com dispositivo antiesmagamento e saída de emergência, porta-mochila no teto e rede nos assentos para acomodação do material escolar.

Tendo como principal objetivo o tráfego em estradas rurais (podendo operar também em áreas urbanas), o veículo prioriza o conforto e a segurança dos alunos, com itens como: dispositivo que facilita a transposição de atoleiros, chassi com suspensão elevada e reforçada, pneus de uso misto e redução de balanço dianteiro e traseiro, permitindo o fácil acesso à lugares acidentados.

Máxima potência e economia - O chassi da IVECO BUS possui o motor N45, da FPT Industrial. O propulsor de 4,5 litros, com sistema SCR, é capaz de gerar potência máxima de 206 cv, a maior da categoria. Já a transmissão utilizada é Eaton FS 5406A, manual, de seis marchas, com escalonamento compatível com as operações rurais e urbanas, permitindo uma condição suave sem deixar de lado a economia de combustível.

Também buscando oferecer mais conforto para o motorista, o 150S21 conta com direção hidráulica, embreagem com acionamento hidráulico e dispositivo de bloqueio de ignição com marcha engatada.

. Fonte: IVECO BUS

. Veja fotos do GranClass               Ficha Técnica para download

. Press-Release para download      . Ata 15/2016 IVECO do Pregão FNDE 42/2015 para download

.