22.9.10

Grupo de trabalho vai disciplinar transporte escolar no país




- Definir as especificações necessárias para que um veículo seja considerado apropriado ao transporte escolar.

- Determinar o comportamento e as exigências para a habilitação do motorista desse veículo.

- Estabelecer as normas e os critérios para orientar os estados e municípios a regulamentar o transporte escolar.


Essas são as principais tarefas do grupo de trabalho interministerial formado em 21 de setembro, durante audiência pública no Rio de Janeiro para disciplinar o transporte de estudantes no Brasil.

"O resultado do esforço desse grupo deverá representar um avanço significativo para a melhoria do transporte escolar rural e urbano no país", diz José Carlos Freitas, diretor de Administração e Tecnologia do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Participarão do GT, além do FNDE, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), a Universidade Federal do Tocantins, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e a Associação Nacional de Fabricantes de Ônibus (Fabus). Em pauta, está a reunião de subsídios para definir um modelo de ônibus escolar urbano.

A audiência serviu ainda para o FNDE apresentar às montadoras, ao setor automotivo e à sociedade civil os parâmetros para a produção de um novo modelo de veículo escolar rural, pelo programa Caminho da Escola. "A ideia é que este novo ônibus pequeno, para até 20 alunos, substitua os veículos 4x4 que são usados hoje para vencer as rotas mais severas no transporte rural", afirma José Maria Rodrigues de Souza, coordenador-geral de Apoio à Manutenção Escolar do FNDE. "Com este novo veículo, o governo federal vai ampliar a diversidade de ônibus do Caminho da Escola para que seja implantado no país um transporte escolar de qualidade cada vez melhor".

Fonte: FNDE

2 comentários:

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

Espetáculo de Programa.
FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... parabeniza pela iniciativa.
Saudações Educacionais !

Anônimo disse...

muito bonito o comercial do onibus escolar rural.as crianças se emocionam,ate descobrir que e propaganda, e que a realidade não e bem assim,pois quando chove os motoristas de transporte escolar rural nem aparecem para não sujar os pneus,e quando aparecem e a chuva vem eles deixam as crianças no meio da estrada.outra coisa reclamar nem adianta,pois teve um fucionario publico que me disse apos eu dizer a ele que pagamos impostos deu por reposta que não pagamos imposto.....que sera que ele quiz dizer??????? meu nome e juracy moro em paraopeba no distrito do imbiruçu .quem somos nos então??????.