3.9.10

Base Naval de Natal (BNN) prontifica 1º lote de lanchas escolares

Foi realizada, no dia 1º de julho, uma cerimônia alusiva à prontificação do 1º lote de Lanchas Escolares (LE) na Base Naval de Natal (BNN), para o Programa "Caminho da Escola" do Ministério da Educação, coordenado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para atender ao transporte escolar de estudantes de áreas ribeirinhas dos mais diversos rincões do Brasil. Do total de 600 lanchas que a Marinha irá fornecer, 200 unidades estão sendo construídas na Base Naval de Natal.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante da BNN, Capitão-de-Mar-e-Guerra José Airton SOMAVILLA Bomfim e contou com a presença de militares e servidores civis. O evento foi iniciado com o canto do Hino Nacional e, em seguida, foi lida a Ordem do Dia alusiva à data.

As lanchas escolares são fabricadas em alumínio naval, com 7,3m de comprimento, capacidade para 1300kg e são propulsadas por um motor de popa de 90HP. Chegam a atingir a velocidade de 24 nós, carregadas. Incluem itens de segurança como coletes salva-vidas, extintor de incêndio, sirene, luzes de navegação, rádio para comunicações em VHF, duas boias e defensas. Podem transportar até 20 alunos, incluindo um lugar para portador de necessidades especiais.

O domínio da tecnologia de construção naval e reparo em alumínio será essencial para que a Base Naval de Natal amplie sua capacidade de apoio logístico aos Avisos de Patrulha e aos novos Navios Patrulha de 500 toneladas, da classe "Macaé", que já começam a ser incorporados à MB. Além disso, colocará a BNN no seleto grupo de Organizações Militares Prestadoras de Serviços - Industriais (OMPS-I) com capacidade de construir embarcações.

Fonte: Com3ºDN [13 ago 2010]